Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

A Adolescência e seus silêncios: Como a psicoterapia pode ajudar

16/01/2026

A adolescência é uma fase de intensas mudanças internas e externas. É comum que o adolescente se feche, tenha dificuldades de diálogo e se sinta sobrecarregado com expectativas, comparações e inseguranças. O silêncio, a distância dos pais e a busca por novos grupos de amizade, para além dos pais, são características presentes.

No tratamento psicológico, esse jovem encontra um espaço sem julgamentos, onde pode falar livremente, organizar suas emoções e compreender seus próprios limites e desejos. O acompanhamento ajuda a fortalecer a subjetividade, a autoestima e a saúde mental, preparando o adolescente para escolhas mais conscientes e relações mais saudáveis.

Nessa fase da vida, podem ocorrer transtornos alimentares, comportamentos de instabilidade de humor, conflitos familiares, dependência digital, bem como vulnerabilidade a ambientes violentos e com fácil acesso a álcool e drogas. Sendo assim, a psicoterapia é um processo necessário. É um lugar de palavra e de ressignificação das experiências afetivas da infância, que se destina à construção de uma boa saúde mental.

Fale Conosco
1
Fale Conosco